DICAS

blank

Estou pensando em adquirir um imóvel, mas não tenho todos os recursos próprios necessários. E aí: consórcio ou financiamento imobiliário?

O financiamento é um dinheiro emprestado vinculado à aquisição de um bem específico, os bancos concedem esses financiamentos mediante cobrança de juros, juros estes geralmente menores do que os da modalidade empréstimo pessoal ou de demais linhas de crédito bancárias.

A grande vantagem do financiamento é a disposição do dinheiro e do bem imediatamente, mediante aprovação de cadastro e crédito, é claro. Esse financiamento pode compensar se você paga aluguel no momento da contratação, uma vez que liberados os valores desse financiamento, você já pode receber as chaves do novo imóvel. A desvantagem é o preço mais alto a ser pago em função dos juros desse financiamento bancário.

Já o consórcio de imóveis funciona como uma modalidade de compra em grupo, na qual esse grupo paga mensalmente uma parcela, e o dinheiro acumulado é destinado a um fundo. E todo mês alguns integrantes são contemplados para receber o valor do bem consorciado.

É possível ainda dar lances nesse consórcio para tentar antecipar a contemplação com a carta de crédito, lances estes que nada mais são do que uma antecipação de pagamento. Entretanto, esse processo pode ser demorado e, apesar do valor do consórcio ser menor do que de um financiamento imobiliário, caso você pague aluguel, essa é uma desvantagem do consorcio imobiliário. A vantagem do consórcio é não pagar juros e sim o valor principal acrescido de taxa de administração, ou seja, o valor a ser pago é menor do que o de um financiamento bancário.

Já a partir do momento que você é contemplado no consórcio, passa a ser um devedor, tendo acesso a um valor maior do que o que você já pagou, ou seja, o valor total da sua carta de crédito e é neste momento da contemplação é que é feita a sua análise cadastral.